Uma rebelião de cerca de 200 detentos no dia de Natal, no Presídio de Itajubá, no Sul de Minas, deixou um preso morto e um agente penitenciário ferido, o confronto foi na manhã de ontem, terça-feira.
A Polícia Militar e Agentes do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) do sistema prisional negociaram com os criminosos e o motim encerrou-se por volta das 16h.
De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), o motim começou por volta das 7h, quando homens de dois pavilhões renderam e fizeram seis agentes como reféns: Alexandre Reis Carneiro, 36 anos, natural de Piranguinho (MG); Wilhan de Oliveira, 29 anos, natural de Cristina (MG); Jacks Antônio Barbosa Pinto, 29 anos, natural de Carmo de Minas (MG); Douglas de Oliveira Anselmo, 27 anos, natural de Cristina (MG); Alex Cornélio Santos Marciano, 38 anos, natural de Itajubá (MG), e Felipe Ludgero Gomes, 23 anos, natural de Cristina (MG).
Após renderem os seis agentes, os amotinados foram até a portaria para tentar ganhar a liberdade, neste momento o agente penitenciário Ricardo de Oliveira Caíres, 36 anos, efetuou um disparo de calibre 12, atingindo a cabeça do detento Roberto Candido da Costa Pereira, 31 anos, natural de Campos do Jordão (SP), que morreu no local.
Os amotinados voltaram para a galeria e ameaçavam constantemente matar os seis agentes. Um agente penitenciário foi ferido durante o confronto na portaria, ele foi socorrido e levado para o Hospital Escola da cidade. Segundo a Seds, ele passa bem.
Centenas de policiais, entre Civis e Militares, compareceram ao presídio para fazererem a negociação. O sub-secretário da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), Murilo Andrade Oliveira, acompanhou os trabalhos. O Corpo de Bombeiros também foi acionado, pois os detentos colocaram fogo em colchões. O helicóptero da PM de Belo Horizonte auxiliou o grupo.
A rebelião acabou às 16h, depois que os detentos libertaram os seis agentes. Segundo a Suapi, pelo menos 30 presos devem ser transferidos do presídio para outras unidades prisionais ainda esta semana. Segundo a Polícia Militar, o detento teria tentado matar um agente penitenciário, o que gerou uma reação e a consequente morte do preso.
Fonte: Jornaldelavras
Nenhum comentário:
Postar um comentário