_______________

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

NOTÍCIA - Detento morre e agente penitenciário fica ferido durante rebelião no Sul de Minas

Uma rebelião de cerca de 200 detentos no dia de Natal, no Presídio de Itajubá, no Sul de Minas, deixou um preso morto e um agente penitenciário ferido, o confronto foi na manhã de ontem, terça-feira.
A Polícia Militar e Agentes do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) do sistema prisional negociaram com os criminosos e o motim encerrou-se por volta das 16h.
De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), o motim começou por volta das 7h, quando homens de dois pavilhões renderam e fizeram seis agentes como reféns: Alexandre Reis Carneiro, 36 anos, natural de Piranguinho (MG); Wilhan de Oliveira, 29 anos, natural de Cristina (MG); Jacks Antônio Barbosa Pinto, 29 anos, natural de Carmo de Minas (MG); Douglas de Oliveira Anselmo, 27 anos, natural de Cristina (MG); Alex Cornélio Santos Marciano, 38 anos, natural de Itajubá (MG), e Felipe Ludgero Gomes, 23 anos, natural de Cristina (MG).
Após renderem os seis agentes, os amotinados foram até a portaria para tentar ganhar a liberdade, neste momento o agente penitenciário Ricardo de Oliveira Caíres, 36 anos, efetuou um disparo de calibre 12, atingindo a cabeça do detento Roberto Candido da Costa Pereira, 31 anos, natural de Campos do Jordão (SP), que morreu no local.
Os amotinados voltaram para a galeria e ameaçavam constantemente matar os seis agentes. Um agente penitenciário foi ferido durante o confronto na portaria, ele foi socorrido e levado para o Hospital Escola da cidade. Segundo a Seds, ele passa bem.
Centenas de policiais, entre Civis e Militares, compareceram ao presídio para fazererem a negociação. O sub-secretário da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), Murilo Andrade Oliveira, acompanhou os trabalhos. O Corpo de Bombeiros também foi acionado, pois os detentos colocaram fogo em colchões. O helicóptero da PM de Belo Horizonte auxiliou o grupo.
A rebelião acabou às 16h, depois que os detentos libertaram os seis agentes. Segundo a Suapi, pelo menos 30 presos devem ser transferidos do presídio para outras unidades prisionais ainda esta semana. Segundo a Polícia Militar, o detento teria tentado matar um agente penitenciário, o que gerou uma reação e a consequente morte do preso.

Fonte: Jornaldelavras

Nenhum comentário:

Postar um comentário